Linha do Tempo

Uma história de muito sucesso

1947
A CHEGADA AO BRASIL

A Tintas Ancora era comandada pelo engenheiro e empresário italiano Aldo Bosi. Após 10 anos de atividade ele resolveu voltar para a Itália e vendeu a fábrica para o Dr. Carlo Pega, químico industrial e na época gerente de uma empresa de água sanitária.
Silvério Macchia, antigo sócio da Ancora, prestava serviços para o Aldo Bosi. O Italiano chamou Silvério com o desafio de formular um verniz. O trabalho deu certo e Silvério se estabeleceu como braço direito de Aldo antes de apresentá-lo ao Dr. Carlo Pega para a efetivação da compra e futura expansão do negócio.

• Dr. Carlo Pega veio para o Brasil com sua família e seu filho Pier Luigi Pega, então com 3 anos de idade, fugindo da segunda Guerra Mundial.

1963
INÍCIO TINTAS ANCORA

Após alguns anos de no comando da Tintas Ancora, como forma de incentivar o filho a participar do negócio, Dr. Carlo Pega ofereceu 10% da empresa para Dr. Pier, hoje diretor industrial da empresa e na época representante comercial de máquinas eletro calculadoras na cidade de São Caetano do Sul.  Nesse ano, operavam a Tintas Ancora com apenas 4 funcionários (apenas 1 fixo na linha produção) e a consultoria química de Silvério, que ainda era empregado no grupo Kin Brasil e foi se aposentar anos depois para se dedicar exclusivamente a empresa.

1975
UMA PARCERIA DE SUCESSO

Nesse ano, surgiu a oportunidade de montarem uma empresa de aplicação de tintas, a PRODUR, após a Tintas Ancora ter sua tinta aprovada nos EUA pela IBM para ser aplicada em seus computadores individuais, o Duron 5800 texturado.

A IBM então passa a ser a grande cliente e a PRODUR, braço de aplicação da Tintas Ancora, e assume a pintura exclusiva dos produtos IBM em sua fábrica na cidade de Hortolândia.

1977
CRESCIMENTO E EXPANSÃO

A partir da parceria com a IBM, a PRODUR teve que criar uma outra empresa para aplicação externa em função do alto volume de indicação dos arquitetos.
É durante esse período que a Tintas Ancora salta de 35 colaboradores para 250, produzindo em larga escala e ampliando seu atendimento a diversas empresas do mercado!

• Vale destacar nessa fase o trabalho e dedicação de Reinaldo Vidal, representante comercial que fez parte da empresa por mais de 40 anos.

1985
TECNOLOGIA RECONHECIDA

Com a alta qualidade dos produtos cada vez mais reconhecida no mercado e o destaque para a tecnologia industrial empregada na fabricação e aplicação dos produtos, a PRODUR chamou a atenção do Grupo Hansen (Tubos e Conexões Tigre) e foi vendida após 15 anos de atividades.

1990
A TINTA DOS GIGANTES

Os anos 90 podem ser considerados os anos de ouro da Tintas Ancora. Foi nessa época que a empresa foi escolhida, após testes feitos nos EUA, para pintar as câmaras dos reatores de Angra 1 e Angra 2.

  • Fato curioso – Após mais de 25 anos da aplicação da massa epoxílica DURON 3000, os reatores foram abertos e a tinta permanecia em perfeito estado!

A Tintas Ancora conquista então o gosto de grandes empresas e firma parceria com a indústria de automação bancária, indústria de alimentos e bebidas, indústria de entretenimento, hospitais, grandes construtoras e shoppings centers.

2000
CREDIBILIDADE E RENOVAÇÃO

Hoje, a Tintas Ancora mantém toda credibilidade construída ao longo de sua história e a qualidade indiscutível de seus produtos. Com uma equipe experiente e capacitada, a empresa oferece uma linha ampla de tintas atendendo os mais variados setores da economia com a excelência que a fez referência no mercado de tintas premium.

2020
READEQUAÇÃO AO MERCADO
Com investimentos em tecnologia e melhoria de processos, a Tintas Ancora trabalha continuamente para manter a qualidade absoluta de seus produtos e a tradição que a fizeram referência no ramo. Essa é uma fase voltada para parcerias estratégicas, readequação de processos e manutenção de sua infraestrutura diferenciada.
Open chat